Estrada estratégica Guarapuava-Matto Grosso

20:47

Originalmente os trechos que seguem foram publicados Luiz Cleve no Jornal O Guarapuavano de Guarapuava em 1903, intitulado “Estrada Estratégica Guarapuava-Matto Grosso”.

“As opiniões sobre o traço preferível para levar uma via estratégia ao Matto Grosso são ainda hoje, como sempre foram, muito divididas. Desde 1865, após a invasão praticada pelas hostes de Lopez a idea de ligar a remota província por uma boa via communicação aos centros mais populosos do Brazil foi ganhando terreno, distinguindo-se entre os engenheiros que tratavam do assunto os irmãos Rebouças, Beaurepaire Roban. Pimenta Bueno, Jeronymo Jardim. E de Moraes, e outros; claro está conquanto todos se achassem de accordo sobre a urgência da construção de uma modesta estrada de rodagem ao Matto Grosso, divergissem elles todavia na escolha do traço tendo cada qual o seu plano de estado que melhor lhe parecia. Em 1867 o engenheiro Francisco Tourinho apresentou ao governo um plano de estudos, que o adaptou, encarregando o engenheiro Antônio Rebouças das explorações do traço nelle indicado, trabalhos que por este distinto profissional foram executados com louvável perecia e economia” (p.192).
“De estrada estratégica, porém elle se transformará em breve tempo em um dos mais importantes factores de prosperidade e riquezas das privilegiadas zonas da bacia do grande rio na floresta guayrense, abrindo livre communicação com os vastos, bellos e amenos campos das margens do Iguatemy e Amambahy até a serra Maracujú, tão férteis e de delicioso clima, onde infelizmente reina a mais deplorável anarchia” (p.200).
“Se continuarmos a assistir a este depauperamento de uma das mais ricas zonas da grande Republica, de braços cruzados, deixando de abrir as vias de communicação e de fundar estabelecimentos para a exportação de carnes preparadas aproveitando um dos mais importantes produtos indústria nacional, teremos de ceder a primazia aos nossos vizinhos platinos que desde já, exportam carne salgada, proveniente de gado de Matto Grosso, para o Brazil” (p.201).
“Ainda é tempo de vir em auxilio da importante indústria pastoril das chapadas do sul do Mato Grosso: se porém ficarmos inativos, em menos de um decênio os campo de Maracajú estarão desertos, tendo passado o seu enorme  stock de gado vacum para as invernadas da pátria dos guayerús afim de alimentar os saladeiros e xarqueadas argentinas” (p.201).
[Estrada] "Ela será a grande artéria futura para dar saída aos produtos da indústria pastoril do vizinho Estado [Mato Grosso], que deixará então de ser explorada pelas republicas platinas” (p.202).

REFERÊNCIA
CLEVE, Luiz. “Estrada estratégica Guarapuava – Mato Grosso” In: NASCIMENTO, Domingos. Pela Fronteira. Curytiba: Typografia da República, 1903.


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