A Ucrânia no contexto da 1ª Guerra Mundial e da Revolução Russa

20:36

O movimento nacional ucraniano continuou a desenvolver-se até o início da Primeira Guerra Mundial. Quando, em março de 1917, eclodiu na Rússia a revolução que derrubou o governo tzarista, os ucranianos receberam com simpatia aquele movimento liberal e imediatamente formaram um Conselho Central Nacional.
Em julho do mesmo ano, o governo provisório reconheceu a Ucrânia como unidade autônoma dentro do Estado russo. Entretanto, em novembro, a revolução bolchevista depôs o governo provisório ucraniano. Com o colapso do Império Austro-Húngaro em 1918, os ucranianos da Galícia imediatamente proclamaram a independência da República Nacional da Ucrânia Ocidental, abrangendo os territórios habitados no extinto império. Movimentos revolucionários agitavam o país nos fins da Primeira Guerra Mundial e na época do Acordo de Paz.
Em meio a todas estas dificuldades, os nacionalistas ucranianos trabalharam arduamente para restabelecer os alicerces do seu Estado, fundindo os dois governos e proclamando em 2 de janeiro de 1919, em Kiev, a unificação dos dois Estados ucranianos numa só república.
Porém, o governo que proclamou esta união não teve forças suficientes para manter e proteger o Ato da Unificação. E em 1923, os territórios ucranianos já estavam divididos entre URSS e Polônia, o que causou grande êxodo de ucranianos para outros países, incluindo o Brasil.

Adaptado de: BORUSZENKO, Oksana. A imigração ucraniana no Paraná. In: Colonização e Migração. Anais do IX Simpósio Nacional dos professores universitários de história. São Paulo, 1969.

You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.