Oficina de cartazes sobre a sociedade feudal

15:44

Oficina de cartazes sobre a sociedade feudal
Colégio Estadual Unidade Polo


No primeiro bimestre letivo do corrente ano a equipe de bolsistas do Colégio Estadual Unidade Polo de Campo Mourão realizou uma oficina de cartazes sobre a sociedade feudal com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Foram contempladas na atividade três turmas do período vespertino, com aproximadamente trinta alunos cada, totalizando em média noventa alunos atendidos.

A atividade foi constituída em três fases: Na primeira aula expositiva-dialogada sobre a formação do feudalismo e as características gerais da sociedade feudal, utilizando cenas de filmes, séries de TV e games, objetivando a partir do cenário dessas veiculações, identificarem nestes elementos característicos da sociedade feudal e seus estamentos (clero, nobreza e campesinato). Essas etapas foram acompanhadas de contextualização dessas veiculações a partir de seu objetivo comercial.

Para saber mais, clique aqui!



Na etapa posterior, realizada na semana seguinte, em duas aulas, os alunos, orientados pelos acadêmicos-bolsistas e pela docente Valéria Pedrochi, dividiram-se em três grupos de dez alunos, cada um responsável por confeccionar um cartaz sobre um dos três estamentos da sociedade feudal.


A confecção desses cartazes foi realizada sob a orientação dos acadêmicos-bolsistas, que acompanharam os alunos tirando dúvidas, dialogando sobre o texto a ser transposto para os cartazes. Os textos foram elaborados pelos alunos com base na exposição oral realizada na aula anterior, no conteúdo disponibilizado no livro didático e em material complementar disponibilizado pelos bolsistas.

A etapa conclusiva teve função diagnostica: os grupos apresentaram os cartazes para os colegas, a equipe de bolsistas e a professora Valéria, sendo arguidos a respeito do conteúdo dos mesmos, buscando avaliar a compreensão dos alunos a respeito do tema, bem como verificar o alcance da atividade.





You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.