ENVELHECIMENTO HUMANO NAS ESCOLAS: APLICAÇÃO DE ATIVIDADES NO COLÉGIO ESTADUAL DR. OSVALDO CRUZ

20:55



Ao longo dos meses de maio, junho, julho e agosto, o subprojeto de História da UNESPAR - Campus de Campo Mourão - vem realizando estudos, encontros e pesquisas sobre a temática do envelhecimento humano, um assunto corriqueiro que se encontra, ainda, muito distante da realidade escolar. A falta de ações e informações que aproximem os alunos dessa questão é um fato facilmente constatado e o PIBID de História vem trabalhando em intervenções educacionais para aproximar esse tema às escolas.
O grupo do Colégio Estadual Dr. Osvaldo Cruz, que é composto pelo professor supervisor Lincoln D'avila, professor coordenador de área Bruno F L Fagundes e os acadêmicos bolsistas Diego Ferreira, Aline Domingues, Weslaine Nagaoka, Alisson Fernandes, Jocimara Maciel e José Lucas Benevides, concluíram no dia 25 de Agosto as suas intervenções referentes ao assunto, tendo como objetivo principal promover a reflexão discente a respeito do envelhecer e do lugar do idoso na sociedade.
As atividades foram realizadas em três turmas, tanto no Ensino Médio (1º e 2º ano), quanto no Fundamental (8º ano) e foram baseadas em três momentos de intervenção:

·         Aplicação de um questionário;
·       Aula expositiva, situando os alunos sobre as diferentes representações dos idosos ao longo da história;
·         Sala temática;
·         Finalização das intervenções com algumas reflexões dos alunos sobre o olhar deles hoje sobre os idosos.

A intervenção ocorreu, em um primeiro momento, no dia 28 de Julho no laboratório de informática da escola. Os alunos responderam a um questionário, elaborado no Google formulários, que tinha como objetivo observar a visão previa dos alunos a respeito dos idosos e do ato de envelhecer. Após o término dos questionários, o grupo apresentou o projeto e uma breve explanação sobre o tema que estariam desenvolvendo, demonstrando a importância de se trabalhar esse assunto nas escolas.
Em um segundo momento, no dia 4 de agosto, a intervenção ocorreu em sala de aula, com os pibidianos abordando um contexto histórico sobre as representações dos idosos, demonstrando a visão perante o “velho” da antiguidade até a nossa contemporaneidade, discutindo as leis e políticas públicas que hoje os asseguram. Buscou-se também, demonstrar a pluralidade do ser idoso, tentar desmistificar a idéia dos idosos como um grupo homogêneo. Além disso, houve uma discussão sobre o questionário que foi realizado na aula anterior, assim como uma proposta de atividade, solicitando aos alunos que fosse feito um pequeno texto abordando como o idoso é retratado na mídia.
No dia 17 de Agosto, as atividades ocorreram na sala temática, que teve por objetivo estimular os alunos à reflexão sobre o tema de uma forma dinâmica. As atividades desenvolvidas neste dia foram:

·  Caixa da conscientização: Em uma caixa os alunos pegavam informações sobre as transformações que ocorrem no nosso corpo ao longo do tempo, recebendo tarefas a modo de compreenderem essas mudanças;
·   Cabine do envelhecimento: As fotos eram tiradas e com o auxilio de um aplicativo (AgingBooth) os alunos se observam 30 anos mais velho;
·         Painel da diversidade no universo idoso: Esse painel demonstrava imagens de diversos tipos de idosos, buscando retirar os rótulos do idoso como um ser único e homogêneo;
·         Painel com a exposição das atividades dos alunos sobre as representações dos idosos na mídia e o tocar de músicas que abordavam o tema do envelhecimento.

Na última intervenção, o grupo retornou a uma das turmas com o objetivo de perguntar aos alunos o que os mesmos tinham achado das intervenções. O feed-beck dos alunos foi positivo, havendo relatos interessantes dos estudantes sobre a experiência, alguns inclusive registrados em vídeo.
Por fim, a iniciativa da atividade teve como finalidade gerar, dentro do ambiente escolar, uma reflexão acerca do envelhecimento humano. Considerando a interação entre alunos e pibidianos e a participação dos alunos no decorrer das atividades, concluímos que a atividade atingiu a contento seus objetivos.

 Aplicação do questionário com as turmas selecionadas
 Aplicação do questionário com as turmas selecionadas

Aula expositiva, situando os alunos sobre as diferentes representações dos idosos ao longo da história;
 Sala temática

Caixa da conscientização

Cabine do envelhecimento

Cabine do envelhecimento


 Painel da diversidade no universo idoso


Painel com a exposição das atividades dos alunos






You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.