O Envelhecimento humano em foco: Palestras para a formação teórica dos Pibidianos de História.

08:41

O PIBID de História da Unespar, campus de Campo Mourão tem realizado palestras a respeito da temática: O Envelhecimento Humano, de modo a subsidiar os estudos e planejamentos dos acadêmicos.
No mês de maio foram convidados dois profissionais de Campo Mourão para conversarem com os pibidianos, supervisores e coordenadores sobre diferentes aspectos do processo de envelhecimento, mais especificamente as abordagens da psicologia e da saúde pública.

O primeiro convidado foi o professor e coordenador do curso de Psicologia da UNICAMPO, Faculdade União de Campo Mourão, Pedro Paulo Rodrigues Cardoso Melo. O professor falou sobre os fenômenos psicossociais associados ao envelhecimento humano, assim como o “ser velho” a partir da década de 1970. Pedro Paulo destacou a importância de entendermos o sentido em como a velhice é considerada uma experiência individual e que cada sujeito pode vivenciar de maneira positiva ou negativa de acordo com sua história pessoal.

A enfermeira Ana Lúcia Cardoso, atuante há mais de 20 anos na saúde pública de Campo Mourão, foi a segunda profissional convidada para participar das atividades do Pibid. Ana Lúcia abordou os elementos da mudança nessa faixa etária, como a saúde mental, sexual, motora, do mesmo modo que apresentou dados para demonstrar algumas características dos idosos brasileiros.

Os enfoques tratados nas falas dos profissionais convidados trouxeram aos pibidianos um elemento comum na discussão: a maior atenção ao crescimento da população de idosos na sociedade brasileira. Conforme a última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2011, os idosos (com mais de 60 anos) somam 23,5 milhões de brasileiros, mais que o dobro apontado em 1991, quando a faixa etária era estimada em 10,7 milhões de pessoas.(http://www.sdh.gov.br)

Por isso a necessidade do subprojeto do PIBID de História em investigar e discutir o olhar dos jovens estudantes para esse grupo social em nossa sociedade, pois este tema ainda é pouco explorado nas escolas e necessita de maior atenção. Portanto, a proposta de trabalhar com o tema do Envelhecimento humano é qualificar por um lado os futuros professores e por outro discutir um tema nas escolas que vá para além dos muros disciplinares dos conteúdos curriculares, melhorando a formação dos jovens alunos nas escolas.




You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.