16:30


PROFESSOR DE HISTÓRIA DA UNESPAR/FECILCAM É CONFERENCISTA DO CICLO DE LEITURA SESC



O terceiro encontro do Ciclo de Leitura, realizado pelo Sesc de Campo Mourão, contou com conferência ministrada pelo professor do curso de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), Fábio André Hahn. A partir do livro “Apologia da História, ou o ofício do historiador”, uma das questões norteadoras do encontro foi como pensar a História no século XXI.

Para tratar do assunto, foi destacada uma série de importantes contribuições da teoria da história de Marc Bloch, autor do livro que tematizou o encontro. Segundo Hahn, o historiador francês do início do século XX, ainda hoje, fascina e influência os estudos da história e grande número de estudantes. Bloch foi preso em 1944 pelo exército alemão que havia invadido o território francês durante a Segunda Guerra Mundial, sendo torturado e fuzilado pela Gestapo.

Além de apontar as contribuições de Marc Bloch, o professor analisou a desconstrução do papel da história durante a década de 1970 e o papel das novas tecnologias no atual contexto.

O encontro aconteceu no último dia 21 de maio, nas dependências do Sesc. Neste ano, o Ciclo de Leitura objetiva discutir História, Memória e Educação. Com as discussões busca-se observar a importância do conhecimento da história e da preservação da memória na construção da civilização ocidental e do processo educativo do ser humano na atualidade.

O próximo encontro do Ciclo acontece no próximo dia 25 de junho, às 19h30, também no Sesc de Campo Mourão. O conferencista será o filósofo, Marco Antonio Faccione Berbel, com o tema “A arte de ler” e tem como indicação o livro “Didascalion: a arte de ler” de autoria de Hugo de São Vitor e tradução de Antonio Marchionni. 


You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.