13:55

Encontradas no agreste alagoano urnas funerárias de mais de 500 anos

 



Uma escavação arqueológica no município de Limoeiro de Anadia, a 105 km de Maceió, tem encontrado objetos que podem revelar aspectos importantes sobre a vida de povos indígenas que teriam ocupado o atual território de Alagoas bem antes da chegada das primeiras expedições portuguesas ao Brasil, em 1500.

Uma equipe de arqueólogos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) encontrou, em uma propriedade particular situada a 10 minutos do centro da cidade, três urnas mortuárias atribuídas à antiga nação Aratu, povo indígena que ocupava regiões do Estado antes dos índios Tupis-Guaranis, que os portugueses encontraram no litoral ao chegar ao Brasil.

De acordo com a arqueóloga Rute Barbosa, os primeiros indícios apontam que as urnas, que devem conter restos mortais de indígenas, tenham entre 600 e 900 anos. Entretanto, só se poderá precisar a idade estimada dos artefatos após testes laboratoriais, que serão realizados no laboratório do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Ufal.

“Esta descoberta é de grande importância, principalmente para esclarecer aspectos até então desconhecidos de povos que habitaram a região do Estado de Alagoas bem antes do período colonial, e também para entender melhor o processo de ocupação de territórios por esses povos”, explica Rute Barbosa.


 

 

 

You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.