01:07

Participação da ANPUH na Assembléia Geral do ICHS


Nos dias 6 a 8 de setembro de 2012 teve lugar, na Academia de Ciências da Hungria, em Budapeste, a Assembléia Geral do International Committee of Historical Sciences (ICHS), órgão que reúne representantes de Associações Nacionais de História de dezenas de países e de Associações Internacionais de História. O ICHS foi fundado em Genebra, em 1926, e é presidido por um comitê de cinco membros, nomeado por comissão eleita pela Assembléia Geral de representantes. Cada Associação afiliada tem direito a um voto nas deliberações da Assembléia.
A cada cinco anos, realiza-se um Congresso do ICHS, cujos temas e sessões são inscritos pelas Associações afiliadas, selecionados pelos membros do Comitê Executivo e referendados pela Assembléia. Para o XXII Congresso, que terá lugar em Jinan, na China, em 2015, foram inscritos 202 temas e escolhidos 75. A ANPUH teve uma proposta de mesa-redonda aprovada e será responsável por sua organização. Em 2013, os organizadores das sessões abertas do Congresso farão uma chamada para envio de resumos com vistas à composição das mesas.
Embora pesquisadores brasileiros já tenham participado de Congressos anteriores do ICHS, é a primeira vez que a ANPUH submete uma proposta e envia um delegado à Assembléia Geral. Convidada pela ANPUH a representá-la nesse fórum, viajei a Budapeste e constatei a importância da organização que reúne diversos campos da pesquisa em História, em termos das abordagens, dos recortes temporais e espaciais. Existe uma expectativa, por parte do ICHS, de que o Brasil se candidate para sediar um encontro futuro, seja uma Assembléia Geral ou, principalmente, um Congresso.
Enquanto essa possibilidade é avaliada, repasso aos colegas o convite para que encaminhem ao site do ICHS, via ANPUH, informações sobre eventos de maior envergadura. Também, para que prepararem propostas – de preferência, em associação com outros países – para apresentar à ANPUH e submeter ao programa de futuros Congressos. Por fim, para que observem o call for papers para Jinan 2015.
Concluo este relato indicando que a América Latina está representada no ICHS. Hilda Sábato, Professora da Universidade de Buenos Aires, é membro do atual Comitê Diretivo do ICHS; Argentina e México também tiveram propostas aprovadas em Budapeste. Esta presença, todavia, é ainda tímida comparada a outras regiões do mundo. Acredito que aí exista um espaço, acadêmico, simbólico e político, a ser ampliado.

Gabriela Pellegrino Soares
(Professora do Depto de História, USP)

You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.